As orientações programáticas do ensino da Química preconizam a necessidade do ensino se reger por princípios que promovam a literacia científica dos alunos e se enquadrem em valores fundamentais das sociedades democráticas.
Nessa linha estratégica, e como já vos havia dito, chegou à altura de começarem a preparar uma aula prática para o dia 18 de Março de 2009 para um público muito jovem (finalistas do pré-escolar e/ou alunos do 1º ciclo do ensino básico). Esta aula prática, conduzida por vocês, preencherá os pressupostos inicialmente enunciados.
Objectivos:
- preparar uma (ou duas) experiências simples e cativantes para prender a atenção do “público”. Cada grupo escolherá o número de experiências em função da complexidade/tempo das mesmas;
- explicar em linguagem simples (naturalmente) quais os princípios físicos/químicos que presidiram ao que acabamos de observar;
- permitir (pelo menos numa das experiências) que o “público” manipule a experiência (repetição).
Avaliação (critérios):
- Eficácia laboratorial da experiência (20%);
- Interesse da experiência (20%);
- Explicação da experiência (20%);
- Acompanhamento no manuseamento da experiência por parte do público (20%);
- Segurança (20%).
Como vos referi a selecção e execução será da vossa responsabilidade e, naturalmente, poderão contar com o meu auxílio ao nível da orientação e supervisão.
Na 4ª anterior deveremos testar as experiências.
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