Encontrei este artigo interessante sobre a descoberta da solução para a oxidação indesejada da prata por investigadores da Univerdade de Coimbra. O link de onde retirei a informação está abaixo.
Até amanhã e boa sorte para o teste de biologia :)
"Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Coimbra, encontrou a solução para que as pratas não fiquem pretas. Trata-se de um novo revestimento para os objectos feitos em prata e que pode dar uma ajuda no combate à crise das exportações da joalharia portuguesa.
A prata é tratada com um revestimento que acaba com o problema do enegrecimento deste metal precioso.
«O problema da prata, quando se limpa, é que a superfície que é exposta fica mais reactiva. Ou seja, quanto mais vezes limpamos mais depressa ela vai enegrecer», explica à TVI Ana Paula Piedade, investigadora da Universidade de Coimbra.
O novo produto permite que as peças de prata mantenham todas as características durante anos, incluindo o brilho e a cor. A patente já foi registada para utilização industrial."
Fonte: IOL Portugal Diário Online
2 comentários:
Óptimo, já poderei tirar as pratas do armário.
Muito boa notícia, principalmamente para mim que prefiro a prata ao ouro, é muito mais bonita ( quando está limmpa claro )!
Mas penso que já havia um outro método para que a prata não ficasse negra, ou então era uma aldrabice dos ourives!!
Enviar um comentário