domingo, 3 de maio de 2009

Aplicações da Energia Nuclear

Olá a todos.

Venho aqui mostrar-vos algumas aplicações da energia nuclear que não são só as bélicas nem as energéticas, assim espero que compreendam melhor os benefícios que esta nos trás.
Este vídeo que encontrei mostra essas mesmas aplicações.

http://www.youtube.com/watch?v=kRV4BKGzQIc



Encontrei também uma noticia referente á medicina nuclear que está cada vez mais em vogue na nossa sociedade e que acho que é importante pois é do nosso futuro que se trata.

Medicina Nuclear permitirá ver as doenças a partir do exterior

por Lusa 06 Abril 2009

A Medicina Nuclear apresenta múltiplas possibilidades terapêuticas, ainda mal exploradas, mas no futuro permitirá ver as células, as suas funções e a evolução da doença a partir do exterior, vaticionou hoje o especialista Pedroso de Lima.

Ao proferir a conferência inugural nas comemorações dos 20 anos da Medicina Nuclear nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), disse que com os avanços em curso será possível perspectivar-lhe "um futuro altamente promissor".

"Com um melhor conhecimento biológico avançará em flecha o papel da Medicina Nuclear", frisou, acrescentando ser possível caminhar na personalização da medicina através das terapêuticas génicas.

João José Pedroso de Lima, especialista nesta área e docente na Universidade de Coimbra, referiu entre os vastos domínios de aplicação o apoio à cirurgia, possibilitando uma intervenção mais precisa, e no diagnóstico e tratamento de doenças, nomeadamente em oncologia, e neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

"Deu uma nova perspectiva aos profissionais. Não é só uma mudança de escala, de dimensão dos órgãos e das moléculas", frisou, ao proferir a conferência "Medicina Nuclear: que futuro?".

Segundo Pedroso de Lima, já há uma "lista imensa" de moléculas em estudo, para o seu conhecimento bioquímico, com marcadores específicos a nível de tecidos e de células, que são "extremamente importantes em várias áreas" da medicina.

Para o especialista, a Medicina Nuclear "é um caso verdadeiramente único de envolvência interdisciplinar", nomeadamente da física, da química, da biologia, da medicina, da instrumentação ou das ciências computacionais.

Um dos grandes desafios neste momento passa pela melhoria da qualidade da imagem, do aumento das áreas de detecção e na diminuição das radiações ionizantes.

Os HUC assinalaram hoje os 20 anos do primeiro estudo em Medicina Nuclear. Nestas duas décadas aqueles serviços hospitalares totalizaram 681.851 exames e tratamentos, tendo sido pioneiros em Portugal na utilização de várias técnicas.

Bem espero que tenham gostado tanto do vídeo como da noticia e para aqueles que estão relutantes em aceitar que a energia nuclear é uma coisa má que estejam mais esclarecidos sobre os seus benefícios.


1 comentário:

Rui Vítor Costa disse...

A MEDICINA NUCLEAR PODE TER AVANÇADO PARA PERMITIR VER AS DOENÇAS A PARTIR DO EXTERIOR, mas não o suficiente para se conseguir ler o teu post...
Bons exemplos contudo.