sábado, 2 de maio de 2009

O Síndroma da China

O Síndroma da China (The Chinas Syndrome) é um filme americano realizado em 1979 pelo realizador da mesma nacionalidade, James Bridge. E tendo como protagonistas principais Jane Fonda, Michael Douglas e Jack Lemmon.
Apesar de bastante antigo é um filme que permanece intemporal, falando de assuntos ainda hoje bastante discutidos. Um deles é a energia nuclear e a segurança inerente ( ou não) à sua produção.


Uma equipa de reportagem: Kimberly Wells( Jane Fonda) e Richard Adams (Michael Douglas) presenciam um acidente grave numa central nuclear, aquando a realização de uma reportagem neste mesmo local.
A administração da central nuclear desvaloriza o incidente perante a comunicação social e a população. Mas os dois repórteres descobrem que o dito acidente esteve na verdade perto de se tornar numa catástrofe. Devido a uma falha mecânica de um dos ponteiros indicadores, desceu-se o nível da água no reactor deixando o núcleo de urânio quase descoberto. Se isto chegasse a acontecer o núcleo não seria refrigerado, atingindo uma temperatura extrema, o que levaria à fusão do reactor permitindo a fuga de radiação e fazendo um enorme buraco no chão na direcção do centro da Terra. Este cenário imaginário é designado de Síndroma da China ( daí o nome do filme), uma vez que alguém afirmou que se isto acontecesse nos EUA iria formar-se um buraco no chão que iria ter à China. Facto este que hoje se sabe não ser verdadeiro, quer devido às enormes condições de pressão e temperatura do interior da Terra, quer devido ao facto de na China também haver gravidade, o que impediria o núcleo de perfurar a superfície.


Cientes da gravidade da situação os dois repórteres e Jack Godell, um engenheiro da central lutam para tentar revelar as fragilidades de toda a estrutura e o risco iminente de um acidente que pode ter efeitos catastróficos.
Esforços esses que são sempre combatidos tanto pela administração como pela imprensa. Assim o filme critica as administrações das centrais nucleares e de outras infra-estruturas que colocam os lucros acima da segurança dos funcionários e da população em geral, e a própria imprensa que na maior parte das vezes acaba por ser cúmplice dos mais poderosos, transmitindo não informação verdadeira, mas manipulando essa mesma informação.
Apesar de ser um filme claramente anti- energia nuclear e de já ter bastantes anos é um filme que recomendo, não só por abordar o tema em estudo nesta disciplina, mas por todas as outras realidades retratadas no filme.
Já para não falar que é muito interessante ver estes actores, actualmente tão famosos, na sua juventude!
( não vos conto o final para que vejam o filme , mas digo-vos que é fantástico!)

P.S.: Curiosamente este filme teve um grande impacto na época uma vez que estreou 13 dias antes do acidente com a central nuclear da Pensilvânia Three Mile Island. Este acidente foi considerado o mais grave até ao acidente em Chernobyl.

1 comentário:

Rui Vítor Costa disse...

Interessantíssima esta visão do Cimema em 1979. E as espantosa coincidência de Three Mile Island...