sábado, 25 de abril de 2009

Fusão, uma opção energética para o futuro


Oi, colegas e stôr!
O que é o Projecto ITER e qual o seu objectivo?

O Projecto ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor) é uma organização internacional que conta com a colaboração de vários países nomeadamente, a China, a Índia, o Japão, a Coreia, a Rússia, os EUA e a União Europeia e que tem como fim, investigar e desenvolver a energia de fusão nuclear de maneira, a atender ás necessidades energéticas de uma crescente população mundial, uma vez que tem a capacidade de produzir 500 MW de energia.
O reactor nuclear será construído em Caradache, na França.

O que é a Fusão Nuclear?

A fusão nuclear é uma reacção que se observa no Sol e nas estrelas. Nesta, ocorre a união entre dois núcleos leves, originando-se um núcleo mais pesado com grande libertação de energia.

Como funciona o sistema tokamak?

A desvantagem central da fusão nuclear é o armazenamento do plasma originado, pois este encontra-se a temperaturas que rondam os 100 milhões graus Célsius, o que acarretaria a fusão de qualquer equipamento sólido.
De forma a solucionar este problema será utilizado um sistema denominado de tokamak.
O tokamak é um reactor nuclear constituído por um electroíman capaz de originar um campo magnético toroidal, que por sua vez pretende manter o plasma fora do alcance de qualquer material, impedindo a sua liquefacção.


Para uma explicação mais apronfundada sobre este tema recomendo as visualização dos seguintes videos.



Os que se seguem estão em inglês, contudo são bastante interessantes e de fácil compreensão.
Os dois primeiros correspondem à parte 1 e 2 do mesmo vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=NQE-YIzDpQc
http://www.youtube.com/watch?v=tF7xRYZZ7ME

http://www.youtube.com/watch?v=SQ9j2cajRo4



Com base na pesquisa que efectuei posso afirmar que, na minha perspectiva, o projecto ITER é bastante auspicioso na medida em que, a fusão nuclear é um processo mais limpo, porque não produz de forma directa materiais radioactivos, e os combustíveis usados são baratos. Como também, não há o risco de ocorrer acidentes como o registado em Chernobil, pois o reactor de fusão nuclear tem a capacidade de se desligar completamente em milésimos de segundo.


Espero que gostem e que o meu post tenha sido útil para a compreensão do Projecto ITER.


Vânia Cardoso Grupo 2

1 comentário:

Rui Vítor Costa disse...

Os recursos que partilhaste são mesmo muito interessantes...