terça-feira, 7 de abril de 2009

Teerão critica afirmações do Presidente dos EUA sobre programa nuclear iraniano


Notícia do Público de hoje (07.04.09):

O Irão criticou ontem o Presidente norte-americano, Barack Obama, por este ter afirmado que o programa nuclear de Teerão constitui uma ameaça. E instou os Estados Unidos e outros países a darem início ao desmantelamento dos seus arsenais.
Os comentários do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Hassan Qashqavi, surgem um dia depois de Obama ter falado sobre a necessidade de acabar com as armas nucleares no mundo. O discurso em Praga no domingo foi recebido com uma maior urgência, dado o lançamento no mesmo dia de um míssil norte-coreano.
O Presidente dos EUA rompeu com a Administração anterior, ao tentar envolver o Irão em negociações diplomáticas. Mas ontem afirmou que enquanto o Irão for uma ameaça, Washington não abdicará do seu escudo antimíssil na Europa.
"Parece haver uma repetição das acusações das administrações anteriores, em contraste com o slogan de mudança [de Obama]", afirmou Qashqavi, citado pela Reuters. "E essa coisa - armamento nuclear - não existe no Irão para que seja sentida como ameaça." Teerão tem insistido que o seu programa nuclear tem objectivos estritamente civis, para produção de energia, mas vários países ocidentais suspeitam que esteja a ser desenvolvido um arsenal atómico.
"Nós, como o resto da comunidade internacional, estamos à espera de um mundo sem armas nucleares", afirmou Qashqavi. "A nossa expectativa em relação aos EUA e outros é que tomem medidas sérias para o desarmamento nuclear e o desmantelamento de armas de destruição maciça." Comentando o lançamento do míssil norte-coreano, o mesmo responsável disse que as actividades dos dois países não estão relacionadas. Mas afirmou que Pyongyang tem todo o direito de lançar um satélite. 

Sem comentários: