terça-feira, 21 de abril de 2009

O Projecto ITER

Olá pessoal e professor,

No âmbito da pesquisa já efectuada, ao nível do ITER, encontrei o seguinte:

--> O ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor) é um projecto resultante de uma cooperação internacional entre países como os E.U.A., China, Japão, Coreia do Sul, França, entre outros, que tem como objectivo primordial a construção de uma máquina de fusão nuclear capaz de produzir cerca de 500 MW de energia.

--> Esta é baseada na tecnologia TOKAMAK, que consiste num potente electroíman que induz um campo magnético toroidal (em forma de pneu), para que o plasma (gás por onde circulam iões positivos e electrões livres) não entre em contacto com as paredes do reactor, uma vez que a temperatura chega a rondar os 100 milhões de graus centígrados.

--> O local onde vai ser construído este reactor é Caradache, em França, país que vai suportar cerca de 50% das despesas de construção e exploração, num total de 10 biliões de euros. Quanto à construção, esta já está a decorrer e deve terminar em meados de 2015.



--> Na minha opinião, a aposta na construção desta usina de fusão nuclear é da máxima importância, uma vez que pode marcar o início de uma nova época, o do nuclear, em que se pode obter grande quantidade de energia sem que haja resíduos radioactivos nem libertação de gases de efeito de estufa. Esta tecnologia é bastante segura, uma vez que a reacção pode ser interrompida quase instantaneamente caso seja necessário.

Portugal está também a colaborar neste projecto. A hiperligação para o Portal da Participação Portuguesa no Projecto ITER é
http://iter.cfn.ist.utl.pt/Empresas

Despeço-me à espera de mais posts
_______________________________________________
Rui Miguel – Grupo 2


1 comentário:

Rui Vítor Costa disse...

Puseste muito bem o essencial do projecto no teu post. É isto, resumidamente. Tirando a "usina" naturalmente.